Publicado em 06/02/2017 às 10h24

Cidades

Prefeitura de Senador Canedo aguarda decisão judicial sobre legalidade de concurso público

Em resposta ao protesto realizado pelos aprovados em concurso público para a Educação, que ocorreu na sexta-feira, 4, a Prefeitura...

Em resposta ao protesto realizado pelos aprovados em concurso público para a Educação, que ocorreu na sexta-feira, 4, a Prefeitura de Senador Canedo disse, por meio de nota enviada pela Secretaria Municipal de Educação, que está buscando solução jurídica, para assim realizar um novo concurso, por enquanto está realizando contratos, principalmente pela necessidade emergencial.

Durante a mobilização, que aconteceu na avenida Dom Emanuel, em frente a Praça Criativa, os professores aprovados pediam que as nomeações fossem feitas de forma imediata. A Secretaria de Educação informou que o concurso para contratações do magistério foi realizado em 2013, com resultado final em 21 de fevereiro de 2014, foi prorrogado em 19 de fevereiro de 2016, quando aumentaram o cadastro de reserva em cinco vezes. A atual administração questionou isso juridicamente, por meio da sua procuradoria, por entender que isso cairia a qualidade dos profissionais que seriam contratados, porque muito destes candidatos não teriam alcançado nem a nota mínima exigida no primeiro edital.

O retorno das aulas no município iniciou dia 30 de janeiro, com a volta de mais de 21 mil alunos, tivemos uma ampliação na rede municipal, para que fossem atendidas em 100% a demanda de crianças com idades de 4 anos acima, como pede a legislação (LDB), além de ampliar a rede de ensino infantil, Cmeis, de 50% para 75% no primeiro semestre.

Segundo informações da Secretaria de Educação, para que seja feito vão ser necessárias a contratação de mais de 500 funcionários neste primeiro trimestre, entre auxilar educativo, assistente de transporte escolar, professores de matéria específica, auxilar de limpeza e apoio educacional. Temos atualmente 1079 professores na rede, 8438 alunos nos anos iniciais, 6833 anos finais, 4135 no ensino infantil e 878 alunos no EJA (números do último Censo Escolar).Em Senador Canedo, há 27 escolas, 14 Cmeis, 7 Emeis e 5 EJAS. As dobras no magistério ainda não estão sendo feitas.

Colunistas



Últimas Notícias