Publicado em 09/05/2018 às 6h53

Cidades

Obras e serviços avançam em Senador Canedo após reestruturação administrativa

Com planejamento e eficiência, gestão municipal melhora a qualidade de vida da população, que é beneficiada com série de novos serviços e inaugurações de obras

Construção de dois lagos de captação que garantirá regulação de vazão, da região do Jardim das Oliveiras e da região Central

Novos investimentos em obras e serviços nas áreas de saneamento, meio ambiente, saúde, educação, segurança e infraestrutura estão mudando a qualidade de vida da população de Senador Canedo. Após o primeiro ano da administração do prefeito Divino Lemes, o desenvolvimento sócio-econômico é visível por todos os cantos da cidade.

O balanço da gestão, neste período de um ano e três meses, mostra que as prioridades foram reequilibrar o orçamento, promover reformas na administração, restabelecer a regularidade dos serviços públicos, normalizar a oferta de água tratada e retomar as obras paralisadas.

O prefeito Divino Lemes concluiu as obras fundamentais como a primeira Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), que melhorou a captação e armazenamento de água e representou uma nova etapa no saneamento básico da cidade. A ETE, que teve investimentos de R$ 100 milhões, é uma estação moderna e com a capacidade de tratar todo o volume de esgotos canalizados existente.

De acordo com o prefeito, este projeto ajudou o município a superar a crise hídrica, que assolou todo o Estado de Goiás, no segundo semestre do ano passado.  Ele explica que, para retomar a normalidade do fornecimento de água, as ações prioritárias da Prefeitura de Senador Canedo foram o aumento da captação de água com a ampliação da barragem do Ribeirão Sozinha, que levou à duplicação da captação de água da cidade e a construção de cinco novos reservatórios de água para garantir o suprimento às três principais regiões do município, Centro, Jardim das Oliveiras e Vila Galvão.

Divino Lemes reforma que estas medidas permitiram que a cidade atravessasse todo o período de estiagem de maio até outubro de 2017 sem que a população sofresse com falta de água tratada nas torneiras. “A gestão municipal de Senador Canedo tem sido muito cuidadosa com o meio ambiente. Além da inauguração da ETE, a Prefeitura conseguiu avançar as obras do Parque Ambiental da Vila Galvão e implantar o novo aterro sanitário”, recorda.

Para se ter ideia, o Parque da Vila Galvão tem área de 150 metros quadrados e possui ampla infraestrutura, com pista para caminhadas, espelho d’água, jardins e espaço para ginástica. Este projeto está em fase final e será a mais bonita e importante área de lazer da região.

O novo aterro sanitário já é considerado o mais moderno da região metropolitana de Goiânia e foi construído dentro das mais modernas exigências sanitárias e ambientais.  O local é administrado dentro das regras sanitárias e de saúde pública exigidas e possui um adequado e moderno tratamento do chorume.

Além da nova estrutura de organização do lixo, a Prefeitura também implantou, neste local, o Viveiro Municipal, que é a base para todas as ações de arborização da cidade.

 Transformação urbana
 A grande transformação na gestão municipal ocorreu no início do ano com a estratégia arrojada e eficiente adotada pelos novos gestores. O prefeito Divino Lemes afirma que a organização administrativa e financeira, que foram propostas, aliada ao apoio dos representantes do legislativo ao projeto de recuperar o município, estão gerado resultados positivos.

Ele explica que, antes de desenvolver importantes pontos do seu programa, a sua primeira atitude foi construir as bases de uma administração que funcionasse eficientemente na prestação dos serviços públicos à população. “Nossa preocupação foi implantar um planejamento eficiente e uma administração que soubesse fazer contas, valorizando cada centavo, pois a Prefeitura não pode gastar mais do que arrecada”.

Divino Lemes afirma que, por isso, a Prefeitura começou a nova administração pela reorganização e melhoria dos serviços urbanos, como impeza e coleta de lixo, restauração e ampliação da iluminação pública, recuperação dos espaços, praças, parques e calçamentos públicos e a sinalização e manutenção das vias públicas. “Essa melhoria não seria possível sem a mobilização, engajamento e muito trabalho dos servidores públicos municipais. Sem uma verdadeira dedicação de servidores nenhuma administração pública tem sucesso”, diz Divino Lemes.

Ele garante que os problemas que os canedenses enfrentaram ao longo dos últimos quatro anos, de 2012 a 2016, como a falta de coleta de lixo e varrição das ruas, falhas nas sinalizações de trânsito e iluminação pública e a degradação do asfalto, foram superados. Os serviços foram retomados com qualidade e um novo programa de recuperação da malha asfáltica da cidade está em curso.

Além disso, a Prefeitura reestruturou a parceria com a Polícia Militar para avançar na segurança pública e também investiu em ações para melhorar as condições materiais e humanas da Guarda Municipal.

As políticas aplicadas pela administração municipal são avaliadas pela população que participam ativamente da gestão pelos conselhos dos bairros, que estão instalados em todas as regiões da cidade. O diálogo aberto e sensibilidade são as marcas deste novo governo, que leva as informações aos moradores e busca opiniões e sugestões.

O Programa de Asfaltamento tem sido executado de acordo com as demandas dos bairros.  Os novos asfaltos são executados com obras de infraestrutura, como rede de galerias e meio-fios.  Somente no ano de 2017 foram mais de 15.500 toneladas de asfalto utilizadas nas obras de recapeamento e de asfaltamento das ruas, em bairros como o Residencial Recanto das Oliveiras e o Residencial Jardim do Lago. Já a revitalização do pavimento urbano foi realizada em ruas e avenidas, em todas as regiões do município.

A nova administração também construiu novos passeios, melhorou os existentes e implantou pisos e canteiros nas ilhas centrais de avenidas, construiu seis novas praças e recuperou dezenas de outras, que estavam degradadas.

Avanço na saúde reativa atendimentos de emergência
 A nova administração municipal tem priorizado as ações para ampliar a oferta dos serviços de saúde, em Senador Canedo. Com dinamismo e eficiência, a Prefeitura conseguiu implantar, em três regiões da cidade, um Pronto Socorro 24 horas. Os atendimentos de emergência foram retomados e marcam uma série de avanços na área de saúde.

A Prefeitura de Senador Canedo também implantou uma farmácia básica, em cada região, com todos os medicamentos básicos para apoiar as demais unidades de saúde. As farmácias seguem as exigências do Conselho Federal de Farmácia e, em cada unidade, há um farmacêutico responsável.

De forma criativa e ágil foi criado o programa Motolância para atendimentos de saúde com motocicleta. Outra novidade é o Programa Saúde nos Bairros que oferece consultas e exames médicos, quinzenalmente em uma região da cidade. Até novembro, o projeto atendeu mais de cinco mil pessoas.

As melhorias no acesso à saúde também são resultados dos investimentos em treinamento dos profissionais e novas contratações. O número de médicos nas unidades de urgência passou de três para cinco. Além disso, as especialidades médicas aumentaram e agora há médicos pediatras, cardiologistas e ortopedistas. Em relação à saúde bucal, também houve um salto no número atendimentos. O programa Novo Sorriso nas escolas já beneficiou mais de dois mil alunos. A Prefeitura também reformou totalmente nove unidades de saúde e está investindo, de forma prioritária, as obras para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento da Região do Jardim das Oliveiras.

Colunistas



Últimas Notícias