Publicado em 15/03/2018 às 22h22

Cidades

Palestra gratuita ensina pais a protegerem filhos de condutas criminosas na internet

Especialistas em novas tecnologias falam sobre o tema em evento no dia 20 de março, em Goiânia. As inscrições estão abertas via internet

Como proteger o público infanto-juvenil no mundo virtual e usar a internet de forma construtiva é tema de palestra gratuita que acontece em Goiânia, no dia 20 de março, às 20 horas. Promovido pela Ctrl+Play, o evento será transmitido, ao vivo, para todo o País, via internet, numa ação social nacional da rede de ensino de robótica e programação.

A palestra será ministrada pela educadora Vanessa Barbosa de Oliveira e especialistas em novas tecnologias, na sede da Ctrl+Play de Goiânia, escola especializada em robótica e programação para crianças e adolescentes, na Avenida dos Flamboyants, n.º 409, Parque das Laranjeiras. As inscrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/bEmemi e o interessado poderá escolher se participará da versão presencial ou online. Pela internet, a transmissão do evento será pelo YouTube, na página oficial da Ctrl+Play Goiânia:  https://www.youtube.com/channel/UCzXCii5gkoG_5m54RX5Mbdg.

A educadora Vanessa Barbosa de Oliveira diz que o evento abre a nova série de ações sociais da Ctrl+Play Goiânia, que tem como objetivo disseminar informações sobre como utilizar a internet de forma positiva para o desenvolvimento educacional e também prevenir crimes cibernéticos. “Todos os pais de alunos Ctrl+Play de todo o Brasil terão acesso à palestra online. O nosso propósito é orientar as famílias sobre como preservar seus filhos de influências prejudiciais no ambiente virtual não só em Goiânia, mas em todos os Estados possíveis,” explica.

Ela diz que o primeiro tema do ciclo de palestra foi escolhido após novas notícias de supostos suicídios de adolescentes estimulados por grupos virtuais semelhantes ao Baleia Azul. Somente em Goiânia foram registrados três casos no mês de fevereiro. Vanessa conta que estas notícias reacenderam o alerta entre os educadores sobre a importância de manter a observação constante em relação à presença digital das crianças e adolescentes. “Os pais precisam estar mais atentos ainda, reforçando os diálogos com seus filhos. Nesta nova era que estamos vivendo, as famílias precisam entender que as relações sociais mudaram. Precisamos acompanhar esta mudança para criarmos nossos filhos da melhor forma possível.

Ela avalia que os pais, atualmente, têm muitos desafios com a insegurança deste mundo virtual e necessitam urgente de conhecimentos técnicos e virtuais-sociais para acompanhar seus filhos. “Com a chegada da 4ª Revolução Industrial, a forma de relacionamento social entre as crianças no mundo virtual é diferente das gerações passadas, que não tiveram este tipo de convivência online. As novas tecnologias são uma realidade e temos que mudar nossos valores sociais para conseguir entender as necessidades emocionais de nossos filhos nesta nova era e poder protegê-los  de condutas criminosas deste mundo virtual”, comenta.

Durante a palestra, os especialistas vão tratar de questões relacionadas às necessidades sociais e emocionais desta nova geração. Na ocasião, também serão apresentadas ferramentas e programas disponíveis online, que podem ser usados para controlar a vida virtual de crianças e adolescentes.

“A internet é um ambiente riquíssimo e, com o ensino de robótica, os alunos aprendem programação, inglês, matemática e empreendedorismo. Há o lado positivo, mas também o negativo, como um alto volume de grupos e assédio de desconhecidos. Por isso, precisamos estar atentos para os crimes virtuais e às pessoas que tentam aliciar o público infanto-juvenil”.

A educadora e diretora da Ctrl+Play de Goiânia, Vanessa Barbosa de Oliveira, diz que a palestra poderá ser apresentada, gratuitamente, em outros locais da cidade. Ela diz que qualquer unidade de ensino infanto-juvenil interessada pode entrar em contato para solicitar e agendar um evento com ela e os especialistas da escola de programação e robótica.

 

ANOTE
Palestra ‘Como proteger seu filho no mundo virtual e usar a internet de forma construtiva’
Data: 20 de março
Horário: 20 horas
Local: Ctrl+Play Goiânia, Avenida dos Flamboyants, n.º 409, Parque das Laranjeiras
Evento gratuito
Inscrições: https://goo.gl/bEmemi
Informações: ‪(62) 3637-1270 / 9993-1270