Publicado em 23/07/2016 às 15h46

Cidades

Operação de nova plataforma do terminal Vera Cruz começa neste domingo

Com a conclusão da reforma, o terminal Vera Cruz agora tem plataforma exclusiva para acesso aos ônibus do Eixo Anhanguera e passarelas adaptadas aos portadores de necessidades especiais

A operação da nova plataforma de embarque e desembarque exclusiva para as linhas do Eixo Anhanguera começa neste domingo, 24, no Terminal de Integração Vera Cruz, que fica às margens da GO-060,  saída para Trindade. Com a ampliação da infraestrutura do local, a operação do transporte coletivo terá embarque e desembarque mais rápido e seguro. O terminal faz a integração de 15 linhas de ônibus e atende 16 mil pessoas por dia.  A reforma ampliou o número de locais de embarque e todos os acessos foram reorganizados.

Segundo o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Guimarães Ulhôa, a nova plataforma vai melhorar a acessibilidade aos ônibus articulados do Eixo Anhanguera. Na hora do embarque e desembarque, os usuários do eixo passarão a utilizar as portas do lado esquerdo do motorista, que são maiores, e as pessoas com deficiência também terão atendimento prioritário.

Foi construída uma lombofaixa (passarela térrea) que liga as duas plataformas do terminal para as pessoas com deficiência possam atravessar com segurança.  Atualmente, o Terminal Vera Cruz possui ligação com o Terminal Padre Pelágio, que concentra grande parte da demanda de passageiros da Região Metropolitana de Goiânia.

Uma equipe técnica da CMTC acompanha a implantação das mudanças, que foram desenvolvidas a partir das demandas apresentadas pelos líderes de bairros da região em ação pactuada com o Ministério Público do Estado de Goiás. A população pode entrar em contato pelos telefones 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e WhatsApp 9943-1620 para enviar sugestões que aprimorem o atendimento do transporte coletivo.

Operação direta entre terminais

Com as melhorias realizadas no Terminal Vera Cruz, a integração das linhas nos terminais que atendem ao Eixo Anhanguera também foi aprimorada. Os cidadãos vão fazer a integração direta entre os terminais Vera Cruz e Praça A até as 14 horas. Após esse horário, a integração direta será feita, no sentido contrário, do Terminal Padre Pelágio ao Terminal Vera Cruz.

A partir de 1º de agosto, os passageiros terão integração direta entre o Terminal Vera Cruz e o Terminal da Bíblia no horário do pico da manhã, entre 5h e 8h.

Haverá alteração também na integração direta das linhas 338 e 344, que atendem ao Jardim do Cerrado. As linhas alimentadoras vão realizar a integração no Terminal Vera Cruz, de onde os passageiros poderão seguir para os demais destinos. Com o novo local de integração, os ônibus alimentadores farão viagens mais rápidas entre os bairros e o terminal. Atualmente, a linha 338 opera com 53 viagens diárias e a linha 344, com 49 viagens.

Para quem acessa a outros destinos, as integrações continuam normalmente ao longo do Eixo Anhanguera, com transbordos em plataformas ou nos terminais.

Colunistas



Últimas Notícias