Publicado em 31/05/2016 às 17h34

Cidades

Inscrições abertas para Fórum Nacional de Habitação em Goiânia

As inscrições para o 63º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que será realizado nos dias 7 e 8...

Foto: Sérgio Willian

As inscrições para o 63º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que será realizado nos dias 7 e 8 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia, já podem ser feitas pelo site www.forumdehabitacao2016.com.br. Gestores públicos, assistentes sociais, empresas de habitação e estudantes universitários do Estado de Goiás estão isentos de taxa de inscrição. “É uma oportunidade única para discutir os desafios diante da escassez de recursos e as perspectivas para a saída da crise, principalmente no momento atual, em que foram anunciados cortes para o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV)”, destaca o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, anfitrião do evento, que é realizado pela Associação Brasileira de Cohabs e Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano. O governador Marconi Perillo e o ministro das Cidades, Bruno Araújo, entre outras autoridades municipais, estaduais e federais, já confirmaram presença.

Dentro da programação, estão oficinas voltadas para engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, com os temas O Trabalho Social no PMCMV eExperiências exitosas de habitação nos municípios de Goiás e Métodos construtivos inovadores, das 13h30 às 15h do dia 8. Na terça-feira (07/06), haverá apresentação dos projetos vencedores na Categoria Relevância Urbana e Social do Prêmio Selo de Mérito 2016: Cidade do Povo (SEHAB/AC), Vilas Quilombo (COHAB-CP/SP), Parque Residencial Caramujo (SMH), Prefeitura Municipal de Niterói/RJ, Urbanização da Vila Jardim Acrópole (COHAB-CT/PR), Prevenção de riscos de desastres naturais em Salvador (CONDER/BA) e Vila Hípica do Cristal (DEMHAB-POA/RS).

A partir das 14 horas, serão apresentados os projetos vencedores na Categoria Ações estruturantes no âmbito da gestão pública, com o Viver Belém – Rural (SEHAB – Belém/PA), Transparência na Seleção da Casa Própria (SEHAB/MS), Gestão Integrada de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (COHAB-LD/PR) e Fique em Dia (CDHU/SP).

Das 16h30 às 18h30 estará aberta a mesa de diálogo, com o tema “Enfrentando a crise com criatividade”. Destaque para o Programa Cheque Mais Moradia do Estado de Goiás, a Parceria Público-Privada no Estado de São Paulo e os Fundos Estaduais para construção de moradias no Estado do Paraná. Também haverá atividade cultural para os participantes à noite.

Na quarta-feira (08/06), pela manhã, serão apresentados os projetos vencedores nas Categorias Projetos de atendimento à população da zona rural, com o Cheque Moradia Rota Turística (COHAB/PA) e Projetos de Trabalho Social, com Uma Experiência de Trabalho Social com Regularização Fundiária Plena (AGEHAB/GO). Às 10 horas será aberta a mesa de diálogo sobre Avanços e Desafios da Regularização Fundiária no Brasil. Destaque para as parcerias bem sucedidas no Estado de Goiás, com a participação do Ministério Público e do Poder Judiciário e As novas propostas de alteração do marco regulatório, com a participação do Ministério das Cidades. Uma mesa de diálogo sobre o PMCMV também será aberta das 14h às 15h30. Por fim, haverá a sessão solene para entrega do troféu aos vencedores do Prêmio Selo de Mérito 2016, das 16h às 18h30, com presença de autoridades como o governador Marconi Perillo e o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Prêmios para Goiás

A Agehab será premiada em duas categorias com o Selo de Mérito 2016, com o Cheque Mais Moradia, na categoria Ações Estruturantes, e Trabalho Social e Regularização Fundiária Plena, categoria trabalho social. A conquista desses prêmios coloca mais uma vez em evidência o trabalho de elevado nível técnico e compromisso social da equipe da Agência. “Com planejamento, foco em resultados e programas bem estruturados e de grande alcance social, como são o Cheque Mais Moradia e o Casa Legal, a administração Marconi Perillo tem promovido uma revolução na área de moradia nos municípios e na vida das famílias que mais precisam da intervenção do poder público para ter acesso à casa própria”, ressalta o presidente da Agehab, Luiz Stival.