Publicado em 02/05/2018 às 7h55

Economia

Saiba como evitar transtornos na obra

Especialistas comentam fatores que devem ser observados durante construção e reforma e dão dicas para prevenir ‘dores de cabeça’

A obra, seja ela grande ou pequena, é comumente associada a motivo para se ter dores de cabeça, visto que envolve um ambiente cheio de trabalhadores, materiais no chão e prazos por cumprir. Quer esteja construindo ou reformando, ter obras não é sempre fácil, mas especialistas garantem que o processo pode, sim, correr sem grandes percalços.

Fazer um planejamento e escolher uma construtora que preste serviço e assistência de qualidade é essencial, afirma a arquiteta Mariana Mendonça. “É necessário uma colaboração harmônica entre o arquiteto e a construtora, e assim oferecemos mais respaldo ao cliente. Para uma parceria bem-sucedida, sempre peço que sejam observados critérios como prazo de entrega, qualidade do material, limpeza, organização e pós-obra da construtora”, alerta Mariana.

De fato, um bom planejamento, personalizado e adequado às necessidades de cada cliente, é fundamental. O empresário Paulo Henrique Barbosa, diretor da Amplus Construtora, ressalta que a experiência deve ser a mais agradável possível para o cliente, e devem ser estabelecidos mecanismos para assegurar a satisfação em todas as etapas da obra. “O principal ponto é entender as dores do cliente e o que te fato são seus desejos e necessidades, daí passamos por projetos de qualidade e compatibilizados, planejamento, montagem de uma equipe capacitada, escolha de materiais que cumpram os requisitos de qualidade, com relatório completos que deixam nossos clientes tranquilos com o andamento da obra ”, explica.

Foi buscando acabar com esta associação direta da obra à problema, que Paulo e seus sócios implementaram ferramentas inovadoras em sua empresa, como a possibilidade de acompanhamento da obra ao vivo. “Foi uma solução que encontramos em uma obra nossa, de um hotel em Caldas Novas. Um dos incorporadores é de Gramado, Rio Grande do Sul, e então viabilizamos a transmissão da obra ao vivo para que ele possa ver o canteiro de obras diariamente. É importante ressaltar que nossas soluções são personalizadas, o fundamental é sempre manter a transparência e confiança entre as partes”, conta.

Mariana reforça a importância de alinhar todas as áreas envolvidas no trabalho, e afirma que a viabilização dos projetos depende da parceria entre arquitetura e engenharia. “É imprescindível que a construtora conheça o trabalho do profissional de arquitetura para garantir uma execução sem complicações. Quando existe esta parceria entre arquiteto e construtora, a tendência é que esta seja fiel ao projeto desenvolvido. Caso surja alguma dúvida ou impossibilidade de concretizar algo, conversamos e chegamos a um consenso. Tudo para oferecer o melhor resultado para o cliente”, diz.

Colunistas



Últimas Notícias