Publicado em 22/05/2018 às 13h46

Economia

Como fazer a lavadora durar mais

Além dos cuidados pós uso, é preciso verificar a certificação na hora da compra. O laboratório UL Testtech, em Porto Alegre, realiza até cinco testes específicos em máquinas de lavar

Há uma série de atitudes que podem aumentar a vida útil da máquina de lavar: separar as roupas por tipo de tecido e cor; escolher o ciclo correto para lavar cada tipo de roupa; tirar objetos dos bolsos e até mesmo tomar o cuidado de deixar a máquina em local protegido de raios solares, chuva e longe de churrasqueiras, aquecedores ou qualquer outra fonte de calor.

Contudo, nada disso vai funcionar tão bem se a lavadora não passar por testes rígidos que comprovem sua eficácia. A UL, multinacional especializada em ciência e segurança, mantém seu laboratório de testes brasileiro, o UL Testtech, em Porto Alegre. Neste laboratório são realizados os ensaios de eficiência e segurança elétrica, garantindo o bom funcionamento do produto.

Atualmente, as máquinas contam com uma avançada tecnologia que permite, em um único ciclo, lavar, centrifugar e secar, fazendo com que os ensaios também evoluíssem. Além disso, foi determinado pelo INMETRO que todas as máquinas de lavar roupa devem ser comercializadas com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, com indicação de consumo elétrico entre as faixas A e E, eficiência de lavagem, de centrifugação e consumo de energia.

Veja quais são e como são realizados:

Espectrofotômetro

É o instrumento que mede a “reflectância” das tiras de sujidade utilizadas no teste de eficiência de máquinas de lavar roupa. Ou seja, é ele que determina o valor de eficiência de lavagem da máquina.

Setup: Centrífuga, Máquina Padrão e Secadora

A Secadora é utilizada para deixar o material têxtil no seu estado mais seco antes de carregar a máquina, de forma que não haja variação da carga utilizada entre os demais ciclos.

“Todos os ensaios realizados na UL Testtech são definidos em Portarias do INMETRO. São ensaios mandatórios para os produtos. Isso significa que é importante os clientes checarem se os produtos têm a etiqueta com o símbolo do INMETRO sempre que comprarem uma máquina de lavar. As normas definidas pelo INMETRO e seguidas pela UL são importantes para que produtos seguros e eficientes sejam disponibilizados para os consumidores”, alerta Rodrigo Andrietta, diretor técnico da UL Testtech.

Software

O laboratório de eficiência conta com um sistema próprio de coleta de dados. No software são coletados todos os dados referentes à parte elétrica: potência, tensão e corrente elétrica e também dados referentes ao consumo, temperatura, pressão e vazão da água.

Máquina Padrão

O teste de eficiência também exige que seja usada uma máquina como referência para determinar a performance de lavagem.

Posto de coleta de dados

Com o auxílio do software, o laboratório é capaz de coletar os dados individualmente de cada posto de ensaio, possibilitando realizar testes de forma simultânea.

Sobre a UL

UL (Underwriters Laboratories) promove condições de vida e de trabalho seguras para as pessoas em todo o mundo por meio da aplicação da ciência para resolver os desafios de segurança e sustentabilidade. A Marca UL gera confiança, permitindo a adoção segura de novos produtos e tecnologias inovadoras.

Multinacional norte-americana, presente em mais de 143 países, a UL está no Brasil desde 2000 quando iniciou as operações, com seis funcionários. Em 2013, adquiriu o laboratório Testtech, de Porto Alegre, que atualmente conta com 50 funcionários e novas instalações em 2017. Atuando em diversas áreas no Brasil, a empresa ensaia, inspeciona, audita, certifica de acordo com as normas do INMETRO e ANATEL valida, verifica, assessora, treina e apoia outras empresas com soluções de software para segurança e sustentabilidade.

Para saber mais sobre UL, visite ul.com.br

Colunistas



Últimas Notícias