Publicado em 13/04/2018 às 6h49

Entretenimento

Acreúna: Festival Internacional de Cinema

O Acreúna Festival Internacional de Cinema acontecerá nos dias 27,28 e 29 de abril e contará com três mostras não...

O Acreúna Festival Internacional de Cinema acontecerá nos dias 27,28 e 29 de abril e contará com três mostras não competitivas, que são: Mostra Goiana, Mostra Nacional e Mostra Internacional. Haverão também duas mostras competitivas: Mostra de Realizadores Independentes e Mostra de Realizadores Cineclubistas. O Festival é uma Idealização do IBRAC, com Parceria da Prefeitura de Acreúna, juntamente com a Câmara Municipal, a qual inclusive sediará o Festival. São parceiros do Festival o FICA Itinerante, União de Cineclubes de Goiânia, CNC e ACINE.

Um dos principais objetivos do Festival é abrir uma nova janela de exibição de filmes e descentralizar a realização de festivais apenas na capital, como já fazem as cidades de Faina, Senador Canedo e Pirenópolis. Dentro da programação do Festival, haverá oficinas voltadas para o audiovisual e a realização do 2º Encontro de Cineclubes Goianos em Acreúna. Ruyter Fernandes Diretor do Festival, que também é Diretor do IBRAC e ocupa a pasta da Cultura em Acreúna, ressalta que a cidade tem um especial apreço pelo audiovisual, tendo sido inclusive protagonista em importantes projetos como o Câmera Cotidiana e o Projeto Goiás Boa Imagem, nos quais foram aplicadas oficinas de produção e muitos talentos surgiram a partir das mesmas.

Segundo Ruyter, desde 2010, com o surgimento do Cineclube Sétima Arte, o audiovisual ganhou força entre os acreunenses, de tal forma que o cineclube passou a ser não apenas um espaço alternativo de exibição, mas também de experimentação da produção audiovisual.

O Acreuna Festival Internacional de Cinema tem o apoio da Produtora Cultural Carmelita Gomes.