Publicado em 29/04/2016 às 13h18

Entretenimento

Exposições no MAC seguem em cartaz até 29 de maio

Com o sucesso de público e recorde de agendamento de escolas, o Museu de Arte Contemporânea (MAC Goiás) mantém em...

Com o sucesso de público e recorde de agendamento de escolas, o Museu de Arte Contemporânea (MAC Goiás) mantém em cartaz até 29 de maio duas exposições simultâneas: Cenas da arte brasileira nas coleções MAC Goiás– gravuras e desenhos; e Experiências, memórias e identidades – artistas goianos no acervo MAC Goiás. A entrada é gratuita. O museu fica no Centro Cultural Oscar Niemeyer, à Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4.490, Setor Fazenda Gameleira, em Goiânia.

As exposições foram inauguradas no dia 19 de janeiro e têm curadoria de Gilmar Camilo. A mostra Cenas da arte brasileira está exposta na Galeria D.J. Oliveira e é constituída por obras de artistas nacionais que se destacaram nos gêneros gravura e desenho, como Alfredo Volpi, João Câmara e Tarsila do Amaral.

O conjunto de gravuras da exposição é uma das mais significativas coleções que integram o acervo do museu. O curador propõe um olhar sobre as mac2diferentes técnicas de gravura, como água-forte, ponta-seca, serigrafia e litografia, mostrando como esses artistas consolidam um panorama da gravura brasileira e da arte sobre papel produzida no Brasil. Dentre os 75 trabalhos, entre gravuras e desenhos, se destacam 13 gravuras de João Câmara, da série Cenas da vida brasileira, que inspirou o título da exposição.

Experiências, memórias e identidades
Já a segunda mostra Experiências, memórias e identidades, tem como espaço a Galeria Cleber Gouvêa. A exposição faz um recorte da coleção de arte goiana do MAC, trazendo um panorama da produção artística entre 1967 à 2015, abordando a contribuição destes artistas para as artes plásticas em Goiás e as diversas experiências artísticas que seguiram.

A exposição é composta por 50 obras de autoria de 24 renomados mestres da arte em Goiás, como Octo Marques e Valdelino Lourenço, Nazareno Confaloni, D.J. Oliveira, Cleber Gouvêa, Juliano Moraes, Luiz Mauro e Pitágoras.

mac3Para as exposições abertas simultaneamente, foi desenvolvido pelo MAC Goiás um projeto de arte-educação, com visitas guiadas, mediações e ações educativas com várias atividades direcionadas à coordenadores, professores e alunos da rede de ensino pública e privada.

Serviço
Exposições: Cenas da arte brasileira nas coleções MAC Goiás – gravuras e desenhos e Experiências, memórias e identidades – artistas goianos no acervo MAC Goiás
Em cartaz até 29 de maio
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas.
Sábado e domingo, das 12 às 19 horas
Agendamento para visitas guiadas pelo telefone: (62) 3201-4918
Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás