Publicado em 18/06/2019 às 14h05

Saúde

Goiânia recebe edição especial de curso de Shiatsu desenvolvido por especialista brasileiro

Inscrições estão abertas para aulas de método inovador, que promete reequilibrar organismo pela pressão dos dedos. Aulas se iniciam no dia 29 de junho

A cidade de Goiânia recebe neste mês de junho uma edição do curso de Shiatsu Kangendô, método desenvolvido por especialista brasileiro a partir da junção de conceitos fundamentais da medicina tradicional japonesa. Elaborada pelo sensei Valério Lima, a metodologia de tratamento promete reequilibrar o corpo e a mente a partir de massagem com a pressão dos dedos em pontos estratégicos.

As inscrições para o curso estão abertas até o dia 29 de junho, quando se iniciam as aulas. A formação tem carga horária de 100 horas e pode ser feita por qualquer pessoa que se interesse pela técnica. No Brasil, a técnica é ensinada com exclusividade pela Kangendô: Escola Brasileira de Terapias Japonesa.

Valério Lima explica que o Shiatsu Kangendô é fruto de mais de 17 anos de estudo. Para elaborar uma metodologia genuinamente brasileira, ele diz que utilizou conceitos de terapias orientais, como o Keiraku (meridianos), Tsubôs (acupontos), Kori e Katakori, a teoria do balanço energético, Jitsu e Kyo, Ikitatsubo (pontos vivos), Oring Teste (cinesiologia japonesa), Pontos Yu e Bo e outras técnicas de realinhamento corretivo e de reorganização estrutural, como Sotai e Seitai.

Segundo ele, os princípios milenares da medicina chinesa também influenciaram a técnica brasileira, que tem como foco equilibrar a energia do corpo a partir de massagens fortes, que desbloqueiam as contrações musculares causadoras das dores. “Digo que esta técnica é um caminho para o equilíbrio da mente e do corpo”.

O especialista conta que o Shiatsu Kangendô é aplicado como uma massagem com pressão dos dedos, que ativa os pontos específicos ao longo dos meridianos ou canais de energia do corpo e age na musculatura, circulação sanguínea e linfática estimulando o organismo e o metabolismo, promovendo uma ação relaxante e o reequilíbrio energético, físico e mental. “Com a técnica é possível tratar diversos tipos de dores, como ciatalgia; lombalgia; cervico-braquialgia; tendinite; epicondilite; ombralgia; torcicolo; dores no joelho, entre outras.”

A técnica do Shiatsu Kangendô possui três níveis principais, assim como nas artes marciais japonesas. Durante o curso, o estudante vai aprender sobre o Shoden ou conhecimento preliminar ou de base; o Chuden que é o conhecimento intermediário e o Okuden, o conhecimento avançado ou secreto.

 

ANOTE
Curso de Formação em Shiatsu Kangendô, com o Sensei Valério Lima

Inscrições abertas: (62) 98515-1979 e 3624-2568
Início das aulas:
29 de junho
Local: Kangendô – Escola Brasileira de Terapias Japonesas (Avenida E, Qd. B24, Lt. 16, Sl. 2, Ed. Camila Lacerda – Jardim Goiás – Goiânia)

 

Saiba mais sobre o Sensei Valério Lima
Professor, shiatsuterapeuta e criador do Método de Shiatsu Kangendô, com mais de 17 anos de experiência em técnicas orientais. Filósofo, educador espiritual e palestrante, com cursos ministrados no Brasil e países da América Latina, ele é o fundador da Kangendô – Escola Brasileira de Acupuntura e Terapias Japonesa e também é o diretor do 1º curso de Pós-Graduação em Acupuntura Japonesa do Brasil.

Dr. Honoris Causa em Medicina Oriental, pela Faculdade Einstein (Facei), pelos serviços prestados em prol da medicina oriental no Brasil, Valério Lima tem ainda ampla formação em técnicas orientais tradicionais da China e Índia (Medicina Ayurvédica).Primeiro sul-americano a se tornar yamabushi, o guerreiro-guardião da montanha, após treinamento nas montanhas sagradas de DewaSanZan, no Japão, no ano de 2017.

Colunistas



Últimas Notícias